Para que serve e como funciona o Pronatec?


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é mais um programa do governo criado em 2011 pelo Ministério da Educação- MEC para incentivar o acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam alcançar melhores oportunidades na vida profissional.

Este programa tem como finalidade aumentar e tornar viável o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de qualidade, através da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos.

Sendo esta uma boa proposta para que as pessoas possam ter uma vaga no mercado de trabalho, conheça um pouco mais sobre quem pode se inscrever, como funciona e como fazer para garantir uma vaga e se qualificar.

Acompanhe a seguir informações que irão lhe ajudar a tirar suas dúvidas sobre este programa do governo chamado Pronatec.

COMO FUNCIONA O PRONATEC?

Antes de qualquer coisa, vale mencionar que os cursos oferecidos pelo Pronatec são totalmente gratuitos, pois o programa trabalha em parceria com as redes federais, estaduais, distrital e municipais do ensino profissional e tecnológico, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT) e ainda com algumas instituições da rede privada.

Com o objetivo de tornar maior ainda o grupo de pessoas que têm acesso ao programa, foram criado algumas modalidades para atender as necessidades especificas de cada público, são elas:


  • Pronatec EJA: esta modalidade foi criada como uma maneira de dar uma chance aos jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. Com isso, o Pronatec EJA é indicado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • e-Pronatec: essa modalidade foi criada para que estudantes e trabalhadores tenham acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional, através de educação a distância, com parceriaa com a rede e-Tec Brasil. Assim, os alunos podem estudar acessando as plataformas digitais, não precisando para de trabalhar para poder estudar.

CURSOS PRONATEC

O número de pessoas que buscam se especializar e grande atende um número de pessoas muito variado, para atender a isso, o Pronatec trabalha com duas modalidades de formação que são os cursos técnicos e a Formação Inicial e Continuada (FIC), a seguir iremos explicar como cada uma atua:


  • Cursos técnicos: Através de conhecimentos teóricos e práticos, a educação técnica torna o aluno capacitado para atuar em diferentes setores de produção e serviço.  O tempo de trabalho varia entre 800 e 1200 horas, com duração média 1,5 a 2 anos. Nessa modalidade, só basta o aluno estar matriculado ou ter o ensino médio concluído para poder participar.

  • Formação Inicial e Continuada: nesta modalidade são bem mais específicos os cursos, já que é a atuação é de carga horária mínima de 160 horas, o curso é concluído em cerca de três a seis meses. As pessoas que participam, fazem parte de um público bem mais abrangente, podendo atingir: estudantes do ensino médio de escola pública, pessoas com deficiência e até mesmo os trabalhadores em processo de reabilitação profissional.

Para concorrer na modalidade de formação inicial e continuada basta você entrar no site oficial e procurar mais informações, pois por ser um público variado, a escolaridade varia de fundamental incompleto, completo e ensino médio.

COMO SE INSCREVER?

Como já sabemos esse tipo de programa não é voltado para ingresso em instituições de ensino superior, ou seja, não acontecem em um período específico como o Prouni, Sisu e Fies. O Pronatec depende exclusivamente da instituição que irá ofertar os cursos.

Por esse motivo é que estudante interessado deve verificar constantemente o site oficial do Pronatec para ver a disponibilidade de cursos para as instituições pretendidas e para a sua região.

Então se você quer ficar por dentro de tudo, acesso o site, cadastre-se que assim você será notificado através de e-mail quando houver vagas para sua região.

CURSOS TÉCNICOS

Os cursos técnicos pronatec têm ganhando um público cada vez mais novo, devido às oportunidades oferecidas pelas instituições que oferecem os cursos. Muitas dessas instituições possuem parcerias com entidades que podem fornecer empregos após a conclusão do curso, com essa oferta os cursos técnicos têm sido cada vez mais procurados.

Mas não é só isso, com pouco tempo para fazer uma faculdade e com a dificuldade de conseguir emprego sem uma qualificação, muitos optam pelo curso técnico para ter uma especialização, já que o curso técnico oferta teoria e o melhor de tudo: prática.

Com essa ideia de que estudantes de cursos técnicos já saem prontos para o mercado de trabalho, devida à prática que adquirem, os cursos do pronatec ganham certo prestígio, sendo assim uma ótima oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

Então se você quer fazer uns dos cursos do Pronatec, não deixe de acompanhar o site oficial e ficar por dentro de tudo. E mais, se você gostou dessa publicação ou ela foi útil para você, não deixe de voltar para acompanhar mais conteúdos como esse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: