Dicas de matemática: Aprenda as melhores técnicas

A Matemática está presente no trabalho de praticamente todos os profissionais, alguns utilizam formulas na realização dos cálculos, porém outros possuem métodos  próprios e fazem uso do conhecimento da Matemática praticamente o dia todo e muitas vezes nem percebem que estão utilizando-a.

A verdade é que nem todo mundo gosta de Matemática, mas não tem para onde correr, ela está presente em nosso dia a dia seja diretamente ou indiretamente, por isso é tão importante dominar essa ciência.

Geralmente o que leva a pessoa a dizer que não gosta de Matemática é a falta de compreensão do assunto ou pelo fato de não conseguir relacioná-la com a realidade. Por isso é tão importante demonstrar de forma prática a aplicação de seus conceitos, deixando bem claro onde e quando podem ser utilizados.

Dicas de matemática

Se você quer compreender melhor esse assunto é só continuar lendo para ficar por dentro. Veja a seguir as 5 melhores dicas de Matemática:

1) Leia com atenção. Muitos cometem o erro de achar que na Matemática só os números importam, porém não é bem assim, pois a maioria dos problemas apresentados vem em forma de texto e se você conseguir compreender o que ele está pedindo isso facilitará bastante a sua vida.

2) A Matemática não precisa ser complicada, na maioria dos casos o resultado correto é encontrado utilizando-se técnicas básicas. Então é bom prestar atenção para não cometer erros simples com cálculos envolvendo subtração, soma, divisão e multiplicação.

Aqui a sua atenção deve ser o dobro em situações como:

Jogo de sinais: Quando o problema for uma multiplicação é só considerar que sinais iguais geram um resultado positivo. No caso de uma soma com sinais iguais, some e conserve-os; Com sinais diferentes, subtraia e mantenha o sinal do maior.

Raiz quadrada: Calcular raiz pode ser um grande problema, mas pense comigo, se a raiz de 81 é 9 e a de 100 é 10 então a de 92 só pode estar entre o 9 e o 10. Fazendo aproximações desse tipo ficará mais fácil para você encontrar o resultado.

Porcentagem: É muito fácil se complicar em assuntos que envolvem porcentagem, mas resolver esse tipo de problema pode ser mais fácil do que você imagina, por exemplo: quer saber quanto é 30% de 70? Multiplique um pelo outro e exclua os zeros, o seu resultado é 21. Entre outros assuntos.

3) Fazer raiz quadrada de maneira mais rápida. A raiz quadrada de 49 é 7, certo? Mas e a de 52, por exemplo? Quando você tiver que calcular uma raiz quadrada de um número como esse, utilize aproximações. Se a raiz de 49 é 7 a de 64 é 8, a de 52 só pode ser um número entre 7 e 8.

Divisão de forma mais rápida. Saiba que:

  • Todos os números que terminam em número par são divisíveis por 2. Exemplos: 112, 1048, 3096;
  • Todos os números cuja soma de algarismos for divisível por 3 são divisíveis por 3. Exemplos: 51 (5+1=6), 117 (1+1+7=9);
  • Todos os números terminados por 0 e 5 são divisíveis por 5. Exemplos: 95, 1055, 2000;
  • Todos os números divisíveis por 2 e 3 são divisíveis por 6. Exemplos: 408, 552;
  • Todos os números cuja soma de algarismos for divisível por 9 são divisíveis por 9. Exemplos: 81, 6390.

5) Frações: Quando você precisar calcular 3/5, pense em arredondamentos: você sabe que 3/6 equivale à metade, ou seja, a 0,5. Com isso, 3/5 deve equivaler a um pouco menos do que isso. Se você não precisar de números exatos, essa é uma dica que poderá ser bastante útil para cálculos rápidos.

Outra dica muito importante é que você pratique com exercícios. Pegue sua a maior dificuldade em determinado assunto da matemática e pratique bastante. Pegue exercícios na internet, assista a vídeo aula, veja as correções, faça simulados onlines. Só não queira que a matemática entre na sua cabeça sem você fazer nada.

Se você está estudando para um vestibular, por exemplo, busque prova anteriores, e treine nessas questões. Procure também pelo conteúdo programático da prova, lá estão os assuntos que mais caem, faça isso para se preparar.

Você já deve ter ouvido muito que matemática é prática. É bem isso mesmo! Pratique que você notará melhora imediata. Se esse conteúdo foi útil para você de alguma forma, siga nossas publicações que sempre buscam compartilhar dos mais variados conhecimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: