Quando é comemorado o dia da Educação?


Dia da Educação, comemorado no dia 28 de abril tem uma importância muito grande, principalmente para o público voltado para este meio, porém, mais que isso, qualquer cidadão deve ou deveria conhecer sobre este dia e valorizá-lo, para cumprir seu real objetivo.

Essa data foi criada basicamente para lembrar à população a relevância da educação, causando através desse Dia da Educação, uma valorização e conscientização sobre tema.

Não importa em qual âmbito, seja escolar, familiar ou social, a educação é essencial, tanto para a construção de valores primitivos na vida, quanto para viver em sociedade e ter um convívio saudável com outros indivíduos.

Então que tal saber mais sobre o Dia da Educação? Já que a educação é tão necessária para vários quesitos na nossa vida e no nosso meio social, cultural, político etc.

PRA QUÊ SABER MAIS SOBRE O DIA DA EDUCAÇÃO?

Tendo ciência que esse dia é crucial para lembrar as pessoas da importância da educação, fica evidente que esse não é o único motivo, já que muitos ainda associam a palavra “educação” somente com o ambiente escolar.

Claro que isso tem seu fundo de verdade, porém não deve ser apenas uma instituição de ensino o único método ou meio de propagação de educação de uma criança, jovem ou adulto.

Como a escola não deve ser o único meio de divulgação de propostas educacionais, o Dia da Educação está aí para lembrar que há outras entidades que devem exercer tamanha função junto da escola, e essa entidade é a família.

A família tem um papel muito importante na educação, uma vez que não adianta escola fazer um trabalho árduo, se tudo que é apreendido lá for desconstruído pela educação obtida no lar.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O DIA DA EDUCAÇÃO

Apresentaremos a seguir, uma lista simbólica, com alguns motivos para haver o dia da Educação, com certeza as informações a seguir são de grande valia para o convencimento da relevância desse dia.

Sendo que não deveria ter que ser lembrado, algo que não poderia, em nenhuma instância, ser esquecido. Segue abaixo alguns motivos:

  • O dever do Estado é fornecer meios para que a formação educacional de todas as pessoas seja com qualidade e gratuito e no dia da Educação é um ótimo dia para lembrar-se de direitos como esse.
  • O Brasil ainda sofre e enfrenta sérios dilemas com a qualidade da nossa educação e o ensino como um todo, porém, o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura – MEC. Esses dados são muito interessantes para adquirirmos e o dia da educação, nos trás à tona todas essas questões.
  • No nosso País, há também outro que ganha o destaque e a educação entre em cena, que é o dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
  • Todas as informações acima são vinculadas através de dias como o dia da educação, se não tivéssemos acesso a um dia que foi criado justamente para confirmar a importância da educação, talvez essas discussões não fossem viáveis.

ORIGEM DO DIA DA EDUCAÇÃO

Agora você já sabe a importância desse dia, qual o papel que esse o dia da educação exerce em nosso meio, agora resta saber a origem dessa data tão fundamental.

A data do Dia da educação em 28 de abril foi designada a partir de um momento muito curioso, pois foi quando terminava o FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO, no ano de 2000, realizado em Dakar, Senegal.

O Fórum, dentre outras questões, discutiu e estabeleceu o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

Após esse Fórum, para que esse acordo fosse mantido e lembrado, criou-se o dia da educação.

ATIVIDADES PARA FAZER NO DIA DA EDUCAÇÃO

Se você é um educador e busca ideias do que fazer no Dia da educação, você veio no lugar certo. Segue abaixo algumas dicas do que fazer nesse dia.

  • Palestras de conscientização sobre a importância da educação;
  • Rodas de conversas para lembrar-se do Fórum que originou esse dia;
  • Conversas em instituições de Educação sobre os deveres do estudo para conosco;
  • E por outro lado, lembra também dos nossos direitos para com a sociedade através da educação;
  • Dinâmicas e socializações para abordar o tema de forma lúdica.

Além de tudo, você pode inovar, o que você não pode é deixar esse dia passar em branco e esquecido. Tudo que temos hoje, são conquistas de lutas anteriores, precisamos ter consciência e lutar também por uma educação justa e de qualidade, como foi prometida no acordo do Fórum que representa o dia da Educação.

Teve alguma coisa que contamos aqui que você não sabia? Se sim, é muito gratificante compartilhar informações como essas, que serão muito bem aproveitadas. Não esqueça de voltar para ver mais textos úteis como esse!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: